• Fernando Talaia

Inteligência Emocional: 4 Formas de Alcançar!

Está cada vez mais em alta falar na tão desejada inteligência emocional, e não é por menos, afinal a conquista dela traz consigo os benefícios de uma vida equilibrada em em todos os sentidos na vida.

Uma mente sóbria, criativa, cheia de ideias, disposta e sempre pronta para realizar objetivos é o desejo de todos nós. Mas apesar de muitos acharem que isso é conto de fadas, existem sim algumas formas de alcançar a inteligência emocional.

É sim um assunto subjetivo, mas preparei algumas dicas simples de como você pode finalmente colocar em prática!

Reconstruindo Crenças

Não têm nada a ver com mudar de religião, as crenças nada mais são do que ideias que se tornaram completamente imutáveis, ou seja, todos nossos valores e forma como vivenciamos a vida e nossos relacionamentos. Entretanto, na maioria das vezes, muitas de nossas crenças são prejudiciais à inteligência emocional.

A ansiedade, o desequilíbrio emocional e até mesmo a falta de gratidão são alguns fatores que são construídos com o tempo, e acredite ou não, ser ansioso e estar em constante sofrimento por coisas nem tão significativas, não são características da sua personalidade.

Reconstruir essas crenças é o primeiro fator essencial para alcançar a inteligência emocional, para isso procure entender como você recebe as situações (boas ou ruins) que têm ocorrido na sua vida e saiba que por mais desafiadora que pareça, existe outra forma (crença) mais simples de encarar!

Vivenciando Alegria é pura Inteligência Emocional

Se você já ouviu que alegria é um dom que poucas pessoas possuem, eu posso te afirmar que não é! Todos podem ser verdadeiramente alegres, mesmo em situações difíceis, este é na verdade um dos grandes segredos de quem possui alta inteligência emocional.

Ser alegre é uma questão de prática, e se você não têm hábito de sorrir muito ou dar risadas, comece pelas pequenas coisas, comece a vivenciar cada experiência com carinho e entender o que pode ser levado de bom. Mesmo em situações ruins, é possível entender que pode ser aprendido muito!

Identificando o presente

Uma forma fundamental para atingir a inteligência emocional e colher os resultados disso é entendendo o momento em que você se encontra atualmente. É extremamente complicado definir o futuro sem saber quais são suas dificuldades no presente.

Diversas pessoas traçam metas e objetivos sem ao menos saber onde estão, ou quem são. Conhecer seu estado atual assim como a si mesmo, é importantíssimo para alcançar seus sonhos em geral!

Construindo um futuro

Por fim a inteligência emocional é conquistada quando você tem metas claras e objetivos bem definidos. Quando você sabe para onde ir e quais passos devem ser dados, fica muito mais simples fazer as escolhas certas!

A perspectiva de um bom futuro também dá forças para continuar seguindo em frente, seja para emagrecer alguns quilos ou conquistar o emprego dos sonhos, manter os objetivos é um ótimo sinal de inteligência emocional.

Preparei um teste gratuito que irá te ajudar a descobrir o seu nível de Inteligência Emocional voltado para a área business chamado “A Roda do Sucesso Empresarial“, caso queira examinar seus resultados profissionais e receber um feedback personalizado em vídeo sobre os pontos que pode melhorar, clicar aqui.

Caso queira ler um artigo e aprender como motivar seus liderados, recomendo a leitura deste meu outro artigo:

Como motivar os funcionários na empresa em 5 estratégias infalíveis

Grande Abraço.

Fernando Talaia

0 views0 comments

Recent Posts

See All