• Fernando Talaia

Faturamento: métrica de vaidade – 3 dicas como aumentar o seu!

Updated: Apr 7

Você deve estar se perguntando: como assim? Faturamento: métrica de vaidade? Pois é exatamente isso mesmo. Empresas que se preocupam apenas com o faturamento são empresas vaidosas. Que querem mostrar números altos para as outras pessoas.


Faturamento não importa em relevância, o que realmente é importante é o lucro. Esse é o segredo dos milionários, pois é o lucro que paga as contas, que faz a empresa investir mais, que paga os funcionários, que paga os impostos e faz realmente os negócios crescerem.


Então o primeiro convite que quero trazer aqui é que você pare de olhar para o faturamento e pense mais no lucro. Mas afinal, o que é o lucro?


É quando você aperta o DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) da sua empresa que é tudo que você faturou, menos tudo aquilo que foi pago de impostos, funcionários e outros custos fixos e sobrou um dinheiro, isso é o chamado lucro.


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Constantemente empresários observam o faturamento de suas empresas e ficam satisfeitos com o resultado, mas isso não quer dizer nada. E se você faturar 2 milhões por mês e gastar 2 milhões e cem mil?


Foi incutido no cérebro brasileiro que lucrar é algo ruim, que falar sobre isso é feio e é relacionado a ganância. E isso não tem nada a ver. Afinal, ganância é uma coisa e ambição é outra. Ter ambição e querer crescer a sua empresa é ótimo, isso movimenta a economia.


Ter ambição e querer ganhar dinheiro pelas vias corretas, usando aquilo que está disponível a todos. Já quando alguém quer ganhar dinheiro através de ganância, provavelmente essa pessoa não medirá esforços para alcançar seu objetivo, mas ao longo da trajetória é provável que até passe em cima de outras pessoas ou infrinja a lei e busque “atalhos” para isso. 


Quando falo de lucro líquido da minha empresa, estou falando de algo relacionado a ambição. Com o lucro eu consigo gerar emprego, pagar funcionários e imposto e fazemos a economia do país girar. Logo é preciso tirar esse tipo de pensamento de nossas mentes, pois o lucro é realmente muito bom, pois ajuda o empresário e também outras pessoas.


Quantidade de funcionários medida de forma isolada também é uma métrica de vaidade. Afinal, uma empresa mais enxuta no quadro de colaboradores, tem maiores chances de serem lucrativas.

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E você deve estar se perguntando: Mas afinal como aumentar o lucro da minha empresa?

  1. Treine o seu time comercial com técnicas de vendas, persuasão, gatilhos mentais, tomada de decisão, perfil comportamental para que eles estejam cada vez mais peritos na arte de vender e convertam cada vez mais vendas para a sua empresa e vendas com tickets maiores.

  2. Diminua o turnover da empresa fazendo contratações precisas através de um processo seletivo rigoroso, avaliando o perfil dos candidatos e vendo aquele que tem maior aderência a vaga que está em aberto.

  3. Renegocie todos os contratos da sua empresa para achar possibilidades de redução no custo operacional de forma estratégica.

Lembre-se: grandes empresários visam empresas lucrativas e não aquelas que faturam alto. 


Caso você queria acelerar o processo e investir em um treinamento completo de vendas para capacitar o seu time através de uma experiência aonde trabalharemos técnicas avançadas de vendas (racional) e dinâmicas para o desenvolvimento de habilidades comportamentais (emocional) clique aqui.


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E você, vem olhando para o faturamento ou para o lucro? E sabendo disso tudo que te falei, quais mudanças precisam serem feitas a partir de agora para ter um negócio realmente lucrativo.

Um abraço e até breve!

Fernando Talaia

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