• Fernando Talaia

Como fazer uma empresa crescer rápido

Para ter uma empresa de sucesso existe um ponto que é fundamental que muitos empresários acabam não entendendo a importância deste item e quando se dão por conta já se perderam com os números. Para fazer uma empresa crescer rápido é preciso estar atento a todos os números, desde os mais simples até o mais complexos.

Aquilo que não se mensura não cresce!


empresa crescer rápido

Neste artigo vamos falar da importância de estar atento aos números da sua empresa. De saber como anda a saúde financeira dela e ter clareza de todos os indicadores do seu negócio.

Se te perguntar agora qual foi o faturamento dos últimos 3 meses você teria essa informação para me passar? Talvez essa seja fácil, pois geralmente o foco está na faturamento.

Agora se te perguntar qual foi o lucro líquido que a sua empresa deu nos últimos 3 ou 6 meses você saberia me dizer? E não é o momento de dizer que foi mais ou menos um valor, porque se não tem precisão nesses valores quem garante que a sua empresa não está dando prejuízo nesse exato momento?

Nas minhas consultorias e mentorias vejo empresários faturando R$3.000.000,00 e achando que estão ricos, quando na verdade estão pagando juros para os banco, impostos atrasados, carnês de financiamento imobiliário e de carros de luxo o que só aumenta o passivo e faz a empresa descer ladeira a baixo.

Uma empresa bem estruturada é composta por três níveis. No topo está o estratégico, que mostra para onde o negócio deve caminhar definindo as estratégias. Logo abaixo está o tático, que são as pessoas comprometidas em repassar as estratégias definidas para o time operacional. Depois temos o nível operacional, que são aqueles que colocam a mão na massa e executam as tarefas e atividades.

Quando falo para alguém que está no estratégico “ficar próximo dos números” para ver a sua empresa crescer rápido, é para se ter o controle tudo que aconteceu: o que foi vendido, qual o lucro que foi obtido, quais produtos ou serviços dão mais retorno, qual é a margem de contribuição de cada produto, quanto foi pago de impostos, consultorias, contas de consumo, enfim, entender efetivamente quais são os números de sua empresa. 

Para isso, você não precisar ficar criando milhares de planilhas, é possível delegar, mas sem se ausentar. Ou seja, mesmo que o levantamento desses dados seja função da equipe financeira, um bom estrategista deve estar ciente de todos e entendê-los bem.

Já conheci pessoas que apenas delegavam, dando valor apenas aos números finais e infelizmente quebraram seus negócios. Lembre-se que construir uma empresa de sucesso não é fazer apenas o que se gosta, mas sim fazer aquilo que é preciso. 

Portanto, fique próximo de todos os números e dados, esteja ciente de tudo que acontece no seu negócio para fazer a sua empresa crescer rápido. Assim sua gestão será muito mais eficiente e o sucesso muito mais fácil de ser alcançado.

Lembre-se: Delegar não é se ausentar!

Preparei um teste gratuito chamado “A Roda do Sucesso Empresarial“ que pode te ajudar a identificar os pontos bons e os pontos a desenvolver na sua liderança, caso queira examinar a sua liderança e receber um feedback personalizado em vídeo sobre os pontos que pode melhorar, clicar aqui.

Caso queira ler um artigo e aprender como melhorar a comunicação interna da empresa, recomendo a leitura deste meu outro artigo:

Como melhorar a comunicação interna da empresa

Um forte abraço e faça a sua parte para um mundo melhor!!

Fernando Talaia

1 view0 comments