• Fernando Talaia

6 Segredos Sobre o Equilíbrio Emocional

Falar sobre equilíbrio emocional pode ser um assunto delicado, existem diversas formas do assunto abordado, muitas delas no entanto não se conectam diretamente com quem realmente precisa de ajuda.

Se você é o tipo de pessoa que sempre buscou o equilíbrio emocional mas nunca entendeu verdadeiramente os livros de autoajuda ou qual o segredo de se manter uma vida estável, neste artigo vou tentar explicar da forma mais simples possível alguns pontos essenciais para alcançar uma vida emocionalmente equilibrada.


Ser grato é um ponto fundamental, e talvez até um dos mais desafiadores, para alcançar o equilíbrio emocional. A gratidão é um dos segredos de se estar sempre contente com o momento em que se vive, e pode estar totalmente relacionada com o controle de ansiedade.

Vivemos em uma sociedade que nos faz sempre desejar ter mais do que o que temos no presente, e apesar de desenvolver coisas boas, acaba provocando alta ansiedade e falta de gratidão, o que resulta em uma vida de estresse e frustração!

Procure ver em que situação você se encontra atualmente e busque quais as coisas boas que você pode tirar dela, até mesmo de momentos ruins. Leve um coração grato e isso irá te ajudar a pensar com mais clareza. Mas lembre-se: a gratidão é algo que deve ser praticado diariamente, então esteja sempre se lembrando, até que se torne um hábito!


Talvez a confiança não seja apenas o segredo para alcançar o equilíbrio emocional, mas também para alcançar a felicidade. Seja em você mesmo ou que as coisas darão certo, ser confiante em relação a vida é um dos segredos de estar sempre seguindo em frente.

No entanto, ser confiante pode ser um mistério para muitos, ainda mais em tempos de dificuldade. A dica aqui é não ser tão crítico consigo mesmo, a confiança se desenvolve na medida em que você dá espaço para sua mente entender que você pode e consegue alcançar qualquer objetivo!


“Você controla suas emoções, não são suas emoções que te controlam”. Essa frase é extremamente importante para quem tem buscado o equilíbrio emocional. É fácil se deixar levar pelas situações, sejam de êxtase ou de tristeza, somos todos humanos.

Entretanto, o extremismo das emoções destes momentos não são somente a falta de equilíbrio emocional mas um alto desequilíbrio. Não estou aconselhando a guardar suas emoções, mas acessos de raiva e tristeza podem ser perigosos em todos os aspectos.

Procure vivenciar cada momento com profundidade, porém entendendo que até mesmo os momentos de tristeza são temporários e que o controle de si próprio é uma das chaves para superar cada desafio com êxito!


Não somente a saúde psicológica, mas a saúde física também é essencial para manter um equilíbrio emocional. Isso acontece pois seus hábitos afetam diretamente no seu humor, por exemplo: uma alimentação desequilibrada acaba resultando em um emocional desequilibrado consequentemente.

Existem diversos alimentos que são comprovadamente maléficos a nossa saúde física e até mesmo psicológica! E o mesmo ocorre em relação a falta de exercícios físicos. Além destes hábitos fazerem mal à saúde, podem acabar causando uma insatisfação em relação à aparência, o que agrava ainda mais o desequilíbrio emocional!

Manter uma saúde em níveis elevados  irá aumentar muito a probabilidade de alcançar o equilíbrio emocional.


O otimismo desempenha um importante papel no alcance do equilíbrio emocional. Muitas pessoas se perguntam se manter uma mente positiva verdadeiramente funciona, e a resposta é simples: sim!!

Manter uma mente positiva não somente funciona, como muitas vezes é responsável por atrair situações positivas! Quer saber exatamente como você pode manter uma mente positiva? Dá uma olhada neste vídeo: ser positivo funciona?


Por último é indispensável falar sobre metas e objetivos! Eles não são responsáveis somente por dar significado à vida mas também para manter o equilíbrio emocional.

Quando você tem metas claras e objetivos à serem alcançados, se torna muito mais simples entender porque é tão importante manter uma vida equilibrada!

Além disso você pode definir como meta cada conselho mencionado neste artigo e assim atingir o objetivo de finalmente alcançar o equilíbrio emocional. Mas é muito importante lembrar que para atingir seus sonhos antes é necessário entender onde você está.

Caso queira examinar a sua liderança e sua inteligência emocional no mundo dos negócios eu preparei um teste gratuito chamado “A Roda do Sucesso Empresarial“, basta clicar aqui para realizar seu teste e ver quais pontos você pode melhorar.

Grande Abraço.

Fernando Talaia

0 views0 comments

MENU

Entre em contato

Sou apaixonado por gestão empresarial e acredito que todos nós somos capazes de criar empresas rentáveis e lucrativas. Quero ajudar a você, empresário e líder, a se tornar um gestor de alta performance.

Fone: (48) 98830-5758
Email: falecom@fernandotalaia.com.br

Florianópolis-SC / Brasil

Conecte-se comigo

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn - círculo cinza

© 2021 Fernando Talaia  Todos os direitos reservados.